segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Exercícios Decimal e Porcentagem

MATEMÁTICA

1) Transforme os números decimais em frações:

a) 0, 50 =
b) 1, 27 =
c) 10, 08 =
d) 2, 99 =

2) Escreva os números fracionários em decimais:

a) 10/15 =

b) 257 /100 =

c) 136 / 10 =

d) 537/1000 =

3) Em uma caixa existem 48 latas de refrigerante. Dessas latas, 0,25 são latas de coca-cola. Quantas latas de coca-cola há na caixa?



4) A distância de minha casa até a escola é de 5000 metros. E até meu curso de inglês, 0,75 dessa distância. Quantos metros tem até meu curso de inglês?




5) Comprei uma televisão de LCD para o meu quarto. Ela custou R$ 1200,00. Paguei 30% na hora e o restante parcelei em quatro prestações iguais. Se eu tivesse comprado à vista, teria um desconto de 15%.

a) Quanto paguei na hora da compra?
b) Qual foi o valor de cada prestação?
c) Quanto eu pagaria se tivesse comprado à vista?
d) Quanto teria economizado se tivesse comprado à vista?



6) Na minha turma existem 40 alunos. Desses, 8 usam óculos. 12 usam aparelho. 2 são canhotos. 16 são meninas e 6 são loiras.

Calcule a porcentagem:

a) Dos alunos quês usam óculos:
b) Dos que usam aparelho:
c) Dos canhotos:
d) Das meninas:
e) Das loiras:




7) No início do ano letivo, recebi minha lista de material escolar e fui a duas papelarias para fazer um orçamento.

Lista:

Cinco lápis pretos n° 12
Uma borracha
Um apontador
Uma régua de 30 cm
Uma agenda
Três cadernos de capa dura grandes
Dois cadernos pequenos
Duas canetas pretas
Duas canetas azuis
Duas canetas vermelhas
Três cadernos meia-pauta.


Papelaria Mil Toques Papelaria Yellow Paper

- Lápis preto: R$ 0,35 (cada) - Lápis preto: R$ 0, 40 (cada)
- Borracha: R$ 0,80 (cada) - Borracha: R$ 0, 75 (cada)
- Apontador: R$ 0, 90 (cada) - Apontador: R$ 0, 70 (cada)
- Régua: R$ 1, 20 (cada) - Régua: R$ 1, 30 (cada)
- Agenda: R$ 18,00 - Agenda: R$ 16, 95
- Caderno capa dura: R$ 12,90 (cada) - Caderno capa dura: R$ 12, 80
- Caderno pequeno: R$ 5,60 (cada) - Caderno pequeno: R$ 6, 20
- Caneta preta: R$ 0, 30 (cada) - Caneta preta: R$ 0, 20 (cada)
- Caneta azul: R$ 0,30 (cada) - Caneta azul: R$ 0,20 (cada)
- Caneta vermelha: R$ 0,30 (cada) - Caneta vermelha: R$ 0,20 (cada)
- Caderno meia- pauta R$ 1, 50 - Caderno meia-pauta R$ 2, 90

Agora responda:

a) Quanto pagaria na lista, se comprasse na papelaria “Mil toques”?
b) Quanto pagaria na lista, se comprasse na papelaria “Yellow Paper”?
c) Em qual pagaria menos?
d) Quanto eu economizaria, se comprasse na mais barata?
e) Se eu separasse as compras, e deixasse para comprar os cadernos (inclusive os meia-pauta) em uma papelaria e o restante na outra, em qual deveria comprar cada material?
f) Quanto eu economizaria ou gastaria a mais se eu dividisse as compras conforme descrito no item acima (e)?

11 comentários:

  1. Precisava da resposta para compreender melhor,mas tá perfeito as perguntas!

    ResponderExcluir
  2. E a resolução ? a Explicação ?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Isso é um exercício para você reescrever em um caderno, e você vai fazer as contas para achar a resposta...
      É um exercício para testar o seu conhecimento na matemática, por isso não tem as respostas...


      Só estou te dando uma ajudinha. Bjs😘😘

      Excluir
    2. Mas como vamos saber se está certo ou errado

      Excluir
  4. Faltou as respostas. Mas fora isso é ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. preciso do gabarito para conferir as respostas

    ResponderExcluir
  7. a sexta questão resolvi todas elas com o método (regra de três simples)

    ResponderExcluir